Mudas são como bebês, e bebês “valem” árvores

Mudas são como bebês, que necessitam cuidado constante. Pensando nisso, e também com a crescente preocupação com a sustentabilidade, vários municípios brasileiros plantam uma muda de árvore a cada bebê que nasce. Pelo menos 17 municípios têm programas com essa iniciativa.

Com o nascimento da minha filha caçula no mês passado, pensei em traçar nesse post um paralelo entre bebês e mudas, porém com enfoque nas semelhanças entre os dois “seres”.

Quando fui fazer a pesquisa sobre o assunto, para avivar as ideias, me deparei com várias informações de municípios brasileiros em que os bebês nascidos “valem” mudas. Ou seja, a cada bebê que nasce, a prefeitura é responsável por plantar uma árvore.

O paralelo entre bebês e mudas é natural. Mudas são como bebês, que necessitam ter cuidado constante, com presença de alguém com experiência ao lado para que elas possam ter a menor taxa de mortalidade possível.

Por outro lado, com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a fixação de carbono para mitigar o efeito estufa e as mudanças climáticas, vários municípios brasileiros estabeleceram políticas para plantar mudas de árvores em número equivalente ao de nascimentos ocorridos.

Numa pesquisa rápida que fiz, consegui encontrar 17 municípios que têm essa iniciativa, cada um com sua metodologia. Mas o que todos têm em comum é o despertar do senso de responsabilidade e respeito para com as árvores e outros seres vivos que esses bebês vão ter ao se tornarem adultos.

Se você souber de algum outro município com programa similar, por favor deixe seu comentário que vou atualizando a lista.

ESTADO

MUNICÍPIO

Espírito Santo Guarapari
Minas Gerais Diamantina
Nossa Senhora dos Remédios
Passos
Varginha
Paraná Clevelândia
Rio de Janeiro Itaperuna
Rio Grande do Sul Passo Fundo
Tramandaí
São Paulo Guaratinguetá
Ituverava
Martinópolis
Penápolis
Santiago
São Caetano do Sul
São José do Rio Preto
Sorocaba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s