Resíduos de exploração florestal viram móveis na Flona do Tapajós

Foi inaugurada na última quinta-feira (16) uma movelaria na Flona do Tapajós, em Belterra – PA, que utiliza como matéria-prima galhos de árvores que anteriormente eram considerados resíduo. Excelente iniciativa visando maximizar o aproveitamento dos recursos florestais.

Uma fábrica de móveis com um galpão de 250 m² foi inaugurada nessa última quinta-feira (16) na Flona do Tapajós, visando utilizar os galhos das árvores que normalmente são desperdiçados ou subutilizados no processo de manejo ou exploração florestal usualmente empregado na Amazônia. Na maior parte das vezes a madeira dos galhos é simplesmente deixada na floresta ou gera produtos menos “nobres”, como carvão. A unidade é localizada no município de Belterra – PA, região de Santarém, no oeste do estado.

Segundo pesquisas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realizadas no local, a cada 10 m³ de madeira em tora, 3,8 m³ de resíduos podem ser aproveitados para a movelaria.

Essa é a primeira unidade moveleira da Cooperativa Mista da Flona do Tapajós (Coomflona), e vai trazer trabalho e benefícios econômicos para os cooperados e para a região, gerando ao menos 15 empregos diretos.

Entre os móveis que serão produzidos estão jogo de mesas, portas, janelas, dormitórios e armários, que terão como destino tando o mercado interno como o externo.

A Coomflona já é conhecida pela produção de objetos e móveis de decoração produzidos artesanalmente, bem como diversos outros produtos, cujo portfólio pode ser acessado aqui.

Essa é uma excelente iniciativa, pois visa maximizar o aproveitamento dos recursos florestais, num setor em que ainda ocorre muito desperdício de madeira.

Fonte: G1 Santarém e Região.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s