Ibama atestou viabilidade ambiental da segunda LT de energia de Belo Monte para a região Sudeste

O Ibama emitiu em 23/02/17 a licença prévia da segunda linha de transmissão da hidrelétrica de Belo Monte, que vai distribuir a energia para a região Sudeste do País, comprovando assim a viabilidade ambiental do projeto. Para que possa começar efetivamente a construção, deve ser emitida a Licença de Instalação.

Por conta de ajustes necessários no EIA, o prazo previsto para início das obras da maior LT do país, que era março de 2017, passou para agosto.

O Ibama emitiu em 23/02/17 a licença prévia da segunda linha de transmissão da hidrelétrica de Belo Monte, projeto de 2.518 quilômetros que vai distribuir a energia gerada pelo rio Xingu, no Pará, para a região Sudeste do País, comprovando assim a viabilidade ambiental do projeto. Para que possa começar efetivamente a construção, a concessionária Xingu Rio Transmissora de Energia (XRTE), que pertence à chinesa State Grid, precisa cumprir uma série de condicionantes antes da Licença de Instalação.

Esse é o maior projeto de linha de transmissão do País, uma malha que vai passar pelos Estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pelo contrato, a linha de transmissão tem que estar em operação em dezembro de 2019, quando Belo Monte deverá ter suas turbinas operando a plena carga.

O estudo de impacto ambiental (EIA) do projeto foi entregue ao Ibama em março de 2016, mas no mesmo dia do protocolo foi divulgada a informação de que a linha impactava sete unidades de conservação que não estavam mencionadas no documento. O Ibama então pediu uma nova versão, que foi apresentada apenas em junho de 2016, sendo aceita no mês seguinte. Por conta disso, o prazo previsto para início das obras, que era março de 2017, passou para agosto.

Além do projeto da XRTE, a outra LT para distribuir a energia de Belo Monte para a região Sudeste está em construção e tem previsão de entrar em operação em fevereiro de 2018, porém enfrenta atrasos em alguns lotes de obras.

Fonte: Agência Estado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s